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Expansão do mercado de e-commerce no Brasil

Um mercado que não para de crescer no Brasil, e que passou praticamente incólume à crise econômica de 2008-09, é promessa de forte crescimento em 2015. Para 2015 a projeção de crescimento do faturamento é de 20% se comparado com 2014, segundo o site e-bit.

O e-commerce é algo bastante novo, tendo não mais do que 15 anos de existência no Brasil. Passou de um mercado inexistente para um total 61,6 milhões de consumidores que já efetuaram ao menos uma compra em 2014. Conforme o gráfico abaixo, pode-se observar que o número de consumidores aumentou 60 vezes, ou 33% ao ano desde 2001.

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O faturamento também cresceu no mesmo ritmo. A evolução do faturamento foi de 35% ao ano desde 2001, conforme gráfico abaixo. O faturamento foi de quase zero em 2001, para R$ 35 milhões em 2014 e em 2015 poderá atingir R$ 43 milhões segundo projeção do site e-bit.
graf2Porém é possível constatar que o mercado de e-commerce é concentrado em três principais setores: moda e acessórios, cosméticos e perfumaria e eletrodomésticos (por volume de pedidos). Estes três setores representam 44% dos pedidos em 2014, com um ticket médio de R$ 347, um aumento de 6% em relação a 2013.
Em linhas gerais, o mercado espera que o e-commerce continue a progredir de uma maneira consistente nos próximos, para 2015 esperasse um crescimento de 20% em relação a 2014. Identificamos que alguns setores ainda apresentam uma participação ainda tímida, como: esportes e lazer, brinquedos e games e turismo. Ou seja, ainda há muito para crescer, sobretudo em alguns setores específicos.
graf3Algumas vantagens e preocupações de quem pretende investir em e-commerce

•    A compra eletrônica proporciona uma comodidade muito maior ao cliente, o que gera maior possibilidade de experiências positivas de compras.
•    Disponibilidade de compras a qualquer horário do dia e da noite.
•    Acessibilidade muito prática nos dias atuais, através de smartphones ou qualquer aparelho com conexão à internet possibilita.
•    Redução do custo operacional. Principalmente as despesas diretas são muito reduzidas se comparados com lojas físicas tradicional.
•    Estoque reduzido. Num e-commerce a maior preocupação é a cadeia produtiva (fornecedores) ágil e com disponibilidade de estoque, não em manter estoque para pronta entrega como em uma loja física.
•    Entretanto, a preocupação e investimento com segurança nas plataformas de compra são focos importantes do negócio, devido à exposição de dados bancários do cliente.
•    A resposta ao cliente deve ser o mais breve possível em casos de problemas nas compras, para que a experiência negativa seja amenizada.
•    A facilidade de comparabilidade com outros produtos/concorrentes tem impacto na demanda se o diferencial competitivo não for claro ou se os preços não forem competitivos.
•    O maior investimento é no canal de distribuição e nos sistemas, além da divulgação do site e da marca.