Skip links

Como funciona o Scrum?

Criado no início dos anos 1990, por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o Scrum é composto por diversos elementos, separados em papéis, artefatos e eventos. Originalmente, o Scrum era aplicado somente para empresas de tecnologia, mais precisamente empresas de desenvolvimento de software. Entretanto, gradualmente outras áreas começaram a adotar o framework¹, conseguindo obter uma gama de resultados positivos.

Tendo parte de suas raízes no Lean, uma filosofia aplicada na produção enxuta e originária da Toyota no Japão do pós-guerra, o Scrum defende que equipes pequenas (de no máximo até dez membros), autodisciplinadas e autossuficientes são altamente eficazes, podendo aumentar a produtividade de uma empresa consideravelmente.

O Scrum é uma estrutura leve e adaptativa baseada em técnicas ágeis desenvolvidas para facilitar a resolução de problemas em ambientes complexos, gerando, assim, valor para as organizações e nos três pilares do empirismo:

  • Transparência;
  • Inspeção; 
  • Adaptação.

O Scrum tem três papéis principais:

  • Scrum Master;
  • Product Owner (Dono do Produto);
  • Desenvolvedores².

Sendo assim, cabe mencionar que o Scrum Master é o indivíduo responsável por facilitar a aplicação do Scrum em uma organização, ensinando os seus valores à equipe, identificando e eliminando obstáculos e garantindo um bom fluxo de trabalho.

Quanto ao Product Owner, este é o responsável por compilar todos os incrementos que devem ser entregues para finalização de um produto ao cliente, bem como maximizar o valor do trabalho realizado pelos desenvolvedores.

Por fim, é importante mencionar que os Desenvolvedores, os quais podem ser entendidos, fora do ambiente de tecnologia, como analistas e ou equipe do projeto, têm como principal responsabilidade a produção dos critérios especificados pelo Product Owner, gerando assim um produto que poderá ser entregue ao cliente (interno ou externo).

O Scrum é composto também por cinco eventos com durações de tempo especificadas:

  1. Sprint – período curto e fixo que pode ser de uma semana e (a) um mês, em que os desenvolvedores e/ou equipe do projeto trabalham para a entrega parcial de um produto;
  2. Planejamento da Sprint –evento inicial com duração máxima de 8 horas, em que todo o trabalho a ser realizado em uma Sprint é determinado;
  3. Scrum Diário – evento com duração máxima de 15 minutos em que a equipe se reúne para atualizar o andamento dos trabalhos na Sprint atual. Não se trata de uma reunião de status detalhado;
  4. Revisão da Sprint – evento em que a equipe analisa o resultado da última Sprint determinando eventuais adaptações;
  5. Retrospectiva da Sprint – evento em que maneiras de aumentar a qualidade e a eficiência do time são estudadas.

Considera-se também a existência de três artefatos inerentes ao Scrum: o Backlog do Produto –uma lista ordenada de tudo que deve ser realizado para melhorar um produto; o Backlog da Sprint – o conjunto de itens selecionados do backlog do produto a ser realizado na Sprint atual; e o Incremento –um elemento concreto em direção ao produto que deverá ser entregue no fim da Sprint.

O Scrum é uma metodologia aplicada com grande sucesso no dia a dia da Valuup. Cada trabalho iniciado é designado a um Dono do Produto que seleciona uma equipe de Desenvolvedores para operacionalizar as tarefas semanais necessárias, visando obter um produto a ser entregue. Reuniões diárias e semanais são conduzidas por Scrum Masters, garantindo um bom acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos e agilidade para reagir a situações extraordinárias.

A transparência proporcionada pelo framework facilita a compreensão do fluxo de trabalho semanal, proporcionando a independência de seus profissionais no desenvolvimento das ações. As reuniões diárias incentivam a comunicação entre os membros da equipe da consultoria, assegurando que os obstáculos encontrados durante o desenvolvimento de um trabalho sejam rapidamente identificados e eliminados.

O Scrum faz com que a equipe da Valuup otimize o seu tempo, focando na entrega de valor aos clientes.


¹ Framework é uma estrutura ou um conjunto de ferramentas, conceitos e diretrizes que auxiliam no desenvolvimento de um determinado projeto ou sistema.

² Desenvolvedores – embora seja o termo utilizado para se referir a quem atua em empresas de tecnologia, no Scrum pode ser interpretado como analistas ou membros da equipe do projeto.