Skip links

Cafezinho nosso de cada dia!

Evolução da produção, consumo e preço do café

Acho que nenhum tema me agradaria tanto quanto esse: sou um apaixonado por café! Cheguei inclusive a fazer um curso de barista, tamanho o apreço que tenho pela bebida. Mas esse artigo não é para falar de robusta ou arábica, níveis de torra ou sobre a infinidade de opções de preparo da bebida. Esse artigo foi inspirado no artigo da Visual Capitalist (https://www.visualcapitalist.com/worlds-top-coffee-producing-countries/) sobre produção mundial de café.

De acordo com a International Coffee Organization, 169 milhões de sacas (60 Kg) foram produzidas no mundo inteiro em 2020. O Brasil é o principal produtor mundial, com 37% da produção, destacando-se os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo como os principais produtores. Outra curiosidade é que o Brasil é referência mundial, inclusive nossa saca de 60 Kg é a unidade de medida padrão internacional! Contudo, um país que vem ganhando espaço, principalmente por sua alta produtividade, quase o dobro da brasileira, é o Vietnã.

Confira abaixo os 10 principais produtores mundiais:

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção deverá ter um decréscimo de 25% em 2021, passando de 63,4 milhões de sacas para 46,8 milhões. Observa-se que, desde 2012, a produção brasileira mantém uma média de 50 milhões de sacas de café.

Da mesma forma que observamos uma estagnação da produção nacional de café, o consumo, da mesma maneira, encontra-se estacionado! O consumo total de café no mercado doméstico é, em média, de 5 quilos/ano por habitante.

Já com relação à evolução dos preços, deflacionamos os preços médios de café torrado e moído no varejo (R$/kg) conforme pesquisa do Sindicato do Café de SP (Sindicafesp), disponibilizada pela Conab, a preços de 2006 e elaboramos um número índice (2006 = 100). Observamos que os preços andaram “de lado” até 2015, aumentando após esse período e alcançando o pico em 2017. Depois de 2017, constatamos quedas, atingindo, em agosto de 2021, o menor valor desde 2006. Lembrando que são valores reais e não nominais! O valor real em agosto de 2021 é de R$ 20,76 / kg.

Em termos de valores reais, nosso cafezinho nunca esteve tão barato! A produção brasileira em 2020 foi recorde! Mas o consumo per capita de café não tem aumentado, parecendo atingir um platô de consumo: 5 kg/ano por habitante! Segundo artigo da revista Superinteressante, o Brasil é o 14º maior consumidor de café per capita do mundo, com 5,8 kg por habitante, enquanto que a Finlândia ocupa o primeiro lugar com 12 kg, mais do que o dobro do Brasil – países escandinavos têm consumo acima de 8 kg por habitante, e Estados Unidos 4,2 kg!

A propósito, que tal um cafezinho agora?