Desafios Financeiros na Aviação: Gol Avalia Ingressar com Recuperação Judicial nos EUA
Conforme a informação veiculada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a empresa aérea Gol, que possui uma dívida estimada em R$ 20 bilhões, está considerando a possibilidade de ingressar com um pedido de Recuperação Judicial nos Estados Unidos.
É relevante destacar que, dentre o montante total da dívida financeira da Gol, aproximadamente R$ 3 bilhões vencem a curto prazo (em até 12 meses), o que gera preocupação para a empresa, uma vez que não dispõe de caixa suficiente para honrar com suas obrigações.
Todavia, conforme comunicado pela própria Gol, a empresa “está em discussões com seus stakeholders financeiros sobre diversas opções que tragam maior flexibilidade financeira, incluindo capital adicional para financiar as operações”.
Vale ressaltar que o eventual processo seguiria um padrão semelhante ao adotado pelo Grupo Latam em 2020, recorrendo ao Chapter 11 (Capítulo 11) da Lei de Falências Americana, equivalente ao processo de recuperação judicial no Brasil, conforme previsto pela Lei 11.101/05.
No entanto, ao contrário da Latam, a Gol não possui operações tão robustas nos Estados Unidos, o que pode levar a Justiça Americana a não aceitar o pedido de Recuperação Judicial no país, possivelmente obrigando a companhia aérea a buscar essa medida no Brasil.
Por fim, é importante salientar que já é possível perceber o impacto no valor das ações preferenciais da Gol (GOLL4) após os rumores de que a empresa cogita solicitar Recuperação Judicial nos Estados Unidos, as quais encerraram em queda de 6,05% na última segunda-feira (15/01).