A Era dos Dados
Diariamente geramos milhares de dados que, uma vez estruturados, podem nos dar alguns insights no mundo dos negócios: é o que chamamos de data driven.
Quando pensamos em empresas que utilizam análise de dados como norteadores, geralmente temos em mente empresas como Amazon, Facebook ou Apple, mas a verdade é que, independentemente do tamanho da empresa ou mesmo do mercado em que esta está inserida, é possível utilizar os dados gerados por clientes e fornecedores como indicadores para tomada de decisão.
Além de permitir a tomada de ações mais precisas, a velocidade de decisão também pode ser um fator que contribui para se manter bem posicionado. Segundo o IDC (International Data Corporation), as empresas que investiram em análise de dados conseguiram aumentar em 21% suas receitas, além de 20% na melhoria dos lucros e 16% na eficiência operacional.
Entretanto, a análise de dados não é algo tão trivial ainda para a maioria das empresas, isso porque, para uma boa análise, é requerido um determinado ferramental técnico que, em geral, envolve estatística, matemática e programação. Nesse sentido, Business Intelligence as a Service aparece como uma solução.
Os três pilares do Business Intelligence as a Service são:
- extração de dados;
- organização dos dados; e
- insights dos dados.
Ou seja, em um projeto de BI, a primeira etapa é a extração dos dados independente da fonte, seja uma API ou via web scraping, e, a partir daí, estruturar esses dados para então aplicar os algoritmos que trarão os insights para a empresa.
A Valuup consultoria, atualmente, conta com uma equipe especializada em BI que oferece geração de análises, reports e planejamento. Com isso, não há a necessidade de gastos com uma equipe de BI, software e hardware. Tudo isso com uma rápida implementação e benefícios em curto prazo.