O que é Valuation?
Quais os aspectos que precisam ser considerados para determinar o valor de uma empresa.
Uma pergunta pertinente a qualquer empresário é: quanto vale o seu negócio? Uma das maneiras de se chegar a essa resposta é lançar mão da ferramenta chamada Valuation.
O Valuation é um conjunto de métodos financeiros que são usados para estimar o valor real de uma empresa ou de um ativo.
O cálculo considera inúmeras variáveis e diferentes interpretações dos avaliadores que acarretam em valores dispares, não havendo uma resposta definitiva e única.
Essa metodologia entra em cena em momentos muito específicos e, na maioria das vezes, bastante sensíveis da empresa. A fusão e aquisição, a saída ou entrada de sócios, na análise da captação de recursos e na precificação de ações são alguns exemplos em que o Valuation é utilizado.
Podemos simplificar o processo na seguinte afirmação: Valuation é processo de determinação de um valor. Esse valor vai muito além do estoque, ativos e passivos. Muitas vezes é algo intangível que precisa ser considerado na hora do cálculo.
Podemos concluir que o valor que o mercado credita a sua empresa é proporcional a capacidade de geração de caixa futuro.
Existem várias formas de se fazer o cálculo, no entanto, a Valuup Consultoria acredita que a mais próxima da realidade é a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado.
Entenda o conceito que envolve essa técnica:
Fluxo de Caixa Descontado
Esse é o método mais utilizado para o cálculo de Valuation. Ele projeta os fluxos futuros de caixa da empresa aplicando um desconto.
Logo, o Fluxo de Caixa Descontado, é uma estimativa daquilo que sua empresa poderá produzir ao longo dos anos, descontado por uma taxa que reflita os riscos do negócio, para então trazer ao valor presente.
O fluxo de caixa compreende três elementos fundamentais:
- Estimativa de fluxo de caixa: se leva em conta o faturamento e os custos da empresa em um determinado período.
- Taxa de desconto: é o prêmio pelo risco do negócio a qual leva em consideração os riscos macroeconômicos, de mercado, setoriais e de estrutura de capital da empresa avaliada.
- Valor residual: é aquele advindo do fluxo de caixa da perpetuidade o qual representa a continuidade das operações da empresa no longo prazo.
É um fato que esses cálculos não podem ser feitos de forma superficial. O detalhamento e aprofundamento dessas variáveis é que trarão maior precisão no resultado da análise. Por isso, a escolha de profissionais capacitados e preparados também é um dos principais fatores de um bom Valuation.
As vantagens do Valuation
Saber o valor da sua empresa pode, em primeiro lugar, tornar seu negócio mais competitivo. Explicamos porque:
- Tomada de decisão estratégica: saber quanto vale o seu negócio.
- Saber o que valoriza a empresa – com esse estudo os gestores podem identificar seus pontos fortes e potencializá-los.
- O que deprecia o negócio – entender os pontos fracos e assim trabalhar para mitigá-los.
- Saber quando e onde investir – saber se um investimento agrega ou deprecia a sua empresa.
- Entender a estrutura de capital – saber quanto de capital próprio e de terceiros equilibram seu negócio.
- Determinar se o retorno é maior que a taxa de risco – fazer com que o seu ROIC se torne maior que o WACC.
- Saber o seu tamanho – entender qual é a sua posição no mercado será uma informação estratégica na tomada de decisão.
Conclusão
O cálculo do Valuation não está restrito às grandes corporações. A metodologia pode, e deve, ser aplicada para qualquer empresa que busque uma gestão profissional. Um dos maiores benefícios para os gestores é a extinção do achismo e a tomada de decisão com embasamento técnico.
A Valuup Consultoria é especializada em Valuation, entre em contato para aprofundar o assunto e falar dos desafios da sua empresa.