5 elementos que impactam no valor das empresas
Há muitas dúvidas sobre o que determina o valor da empresa, destacamos 5 elementos que podem determinar o resultado.
Observamos que um dos aspectos que tem maior relevância é o caixa, ou mais especificamente, como ele cresce ao longo dos anos e a qualidade das projeções. O valor da empresa pode ser medido através da metodologia de fluxo de caixa descontado e na análise fundamentalista o valor intrínseco de uma empresa depende essencialmente de sua capacidade de geração de caixa.
Assim as premissas que mais impactam na geração de caixa, e de valor consequentemente, para uma empresa são:
- Receitas: como elas vão se comportar no futuro, a qual taxa cresce e como se sustenta.
- Custos: manterão as mesmas representações em relação às receitas? A empresa opera em custos crescentes ou decrescentes?
- Necessidade de capital de giro (Working capital): quanto de capital será necessário para financiar as atividades da empresa?
- Investimentos (Capex): serão feitos investimentos no curto prazo? Isto reduz o caixa imediato, porém deve assegurar fluxos maiores no futuro.
- Taxa de desconto (normalmente WACC): os fluxos de caixa futuro são descontados pela taxa de risco (desconto) do negócio. Portanto, quanto maior a taxa, menor o valor da empresa.
Ater-se nestes cinco pontos dará uma certeza elevada quanto ao valor da empresa, acredito que algo em torno de 90%. Foco no que realmente importa na criação de valor.